Questão Resolvida – ENEM 2016 – Ciclo de Otto

E aí pessoas! Vamos estudar um pouquinho de física?

(ENEM 2016) O motor de combustão interna, utilizado no transporte de pessoas e cargas, é uma máquina térmica cujo ciclo consiste em quatro etapas: admissão, compressão, explosão/expansão e escape. Essas etapas estão representadas no diagrama da pressão em função do volume. Nos motores a gasolina, a mistura ar/combustível entra em combustão por uma centelha elétrica.

1

Para o motor descrito, em qual ponto do ciclo é produzida a centelha elétrica?

A) A.         B) B.         C) C.         D) D.         E) E.

Essa é uma questão sobre Ciclo de Otto. Motores à combustão de quatro tempos funcionam de acordo com o gráfico, que é um Ciclo de Otto, que analisa as pressões e volumes de uma câmara de combustão. Vamos analisar o gráfico:

De A a B há um aumento de volume da câmara de combustão, a uma pressão constante. Está ocorrendo a admissão: a mistura ar/combustível está entrando na câmara.

De B a C ocorre a compressão: o pistão comprime a mistura ar/combustível, fazendo com que o volume da câmara diminua e a pressão aumente.

De C a D observamos que a pressão aumenta mas o volume continua o mesmo. Significa que nessa etapa (que dura uma fração de segundo) o pistão não se move, mantendo o volume igual, e em C ocorreu a centelha que resultou em uma explosão, produzindo gases (e por isso o aumento da pressão).

De D a E ocorre a expansão, onde o pistão aumenta o volume da câmara, permitindo os gases expandirem, e assim a pressão diminui.

De E a B o pistão continua mantendo o volume da câmara mas uma válvula libera os gases.

De B a A o pistão diminui o volume da câmara, eliminando o restante dos gases e voltando a posição inicial do ciclo.

Resposta? Letra C!

Vocês podem ver melhor o Ciclo de Otto nas imagens abaixo e entender o funcionamento de motores a 4 tempos procurando no YouTube – muitos vídeos bem explicativos por lá!

 

Disponível em: http://www.infoescola.com/fisica/ciclo-de-otto/

 

Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/ciclo_otto.htm

 

Dúvidas? Comentem!

banneraulasonline

 

1 comentário

  1. Filipe Ramos · outubro 8, 2017

    Muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário